Artigo – ” O United morreu para nós.”

14 04 2008

 

“O United para nós morreu. É este o espírito dos adeptos do novo clube – FCUM (“fuck them”) – que nasceu das cinzas da paixão dos adeptos pelo United.”

Football Club United of Manchester ( FC United of Manchester ) é um time semi-profissional Inglês de futebol sediado em Bury. O clube foi formado em 2005 pelos torcedores do Manchester United revoltado com a venda para o norte-americano Malcolm Glazer que levou milhares de apoiantes para fundar o Fc United of Manchester.O Apelido do clube é ‘’Red Rebels’’

O FC United’s teve suas duas primeiras temporadas bem sucedidas. Eles entraram na 10º divisão do Futebol Inglês(A segunda divisão da North West Counties Football League) e foram campeões em 15 de Abril de 2006 e seguiu-se por ser campeão da Divisão 1 em 18 de Abril de 2007.

As cores vermelha, branca e preta são as mesmas do clube comprado pelo milionário norte-americano, mas o FC United é um clube completamente diferente. É dirigido democraticamente por um conselho eleito por seus membros.O FCUM é uma entidade não-lucrativa e sua constituição obriga o clube a tentar manter preços acessíveis e a estabelecer uma ligação com a comunidade local. Dois anos depois, o clube criado pela Internet é uma realidade. O recorde de publico em um jogo foi em 2006 contra o Great Harwood Town no dia 26 de Abril quando o estádio recebeu 6.023 pessoas,valido pela  North West Counties Football League.O Estadio que a equipe usa é o Gigg Lane Bury , que tem capacidade para 11,840 pessoas,esse é o mesmo estádio que a equipe Reserva do Manchester United usa em alguns jogos.

Formação do Clube : 

Na década de 90,o trabalho de Sir Alex Ferguson, técnico do Man United desde 1986, começou a dar frutos. O clube é o maior vencedor do futebol inglês após 1992, ano da criação da Premier League.Nesse mesmo período, o clube investiu na sua transformação em uma multinacional do entretenimento esportivo, com uma agressiva campanha de marketing direcionada sobretudo para o mercado asiático, onde a camisa vermelha do United é um objeto de consumo altamente desejado. O potencial mercadológico do clube não passou despercebido para os peso-pesados do capitalismo. Primeiro foi o polêmico Rupert Murdoch, dono da maior cadeia de jornais, revistas e televisão do mundo. Uma de suas empresas, a tv a cabo BskyB, tentou comprar o Man Un (como costuma ser chamado na Inglaterra) em 1999. A ativa resistência dos torcedores, debaixo da bandeira “Not For Sale” (“Não está à venda”) impediu que o negócio fosse realizado. Depois de muita luta, as autoridade inglesas consideraram ilegal que a empresa televisiva que detinha os direitos de transmissão fosse dona de um dos clubes.


Depois de derrotarem Murdoch, os fãs tiveram que enfrentar outro desafio: em 2003 os ricos criadores de cavalos John Magnier e J.P. McManus começaram a comprar ações do clube com intenção de obter o controle total do Manchester United. Desta vez, todavia, não havia como apelar para o governo. Os torcedores partiram então para táticas de “guerrilha”: impediram a realização de uma corrida de cavalos, ergueram piquetes em frente às companhias ligadas a Magnier e McManus, fizeram ataques virtuais aos servidores da empresa, bombardearam as famílias e o staff com e-mails agressivos e, por fim, pintaram de vermelho as residências dos futuros donos do clube. Os milionários irlandeses sucumbem à pressão dos torcedores e desistem do seu intuito de tomar o clube em 2004. Outra batalha vencida, mas a guerra continuava. Entra em campo outro bilionário, o norte-americano Malcom Glazer, proprietário do Tampa Bay Bucaneers, uma equipe de futebol americano. Glazer “cresce o olho” para um clube com pouca dívida e enorme penetração no mercado global do entretenimento. Em 2005, apesar de novos e pesados protestos dos torcedores, o norte-americano compra 90% das ações, o que pela lei obriga todos os outros acionistas a lhe venderem as ações restantes.
Além da compra do clube por alguém sem nenhuma ligação anterior com o futebol inglês ou com o Manchester United, há também a forma como o negócio foi realizado. Por uma mágica que só o capitalismo é capaz de operar, Glazer não comprou o clube tirando dinheiro do próprio (e bem recheado) bolso.
Fez um empréstimo de 500 milhões de libras (2 bilhões de reais) em nome do clube. Ou seja, o Manchester United passou a dever meio bilhão de libras para que Glazer o comprasse. É claro que isso implicou em aumento do preço dos ingressos, ou seja: os torcedores é que iriam pagar a conta.
Diante dessa situação imoral, um grupo de torcedores muito ativos decide boicotar o clube, prometendo não ir ao estádio. Tony Howard estava entre eles. É com muita revolta e tristeza que ele contou que arremessou seu season-ticket (cartão permanente) pela janela. Ainda hoje,  Tony tem a sensação de que seu clube e seu lugar no estádio há mais de uma década foram roubados. Mas torcedor unido jamais será vencido. E em junho de 2005, o mesmo grupo que lutara contra a venda do Manchester decide criar um novo clube para competir no campeonato daquele ano. Em apenas 4 semanas eles criaram FC United of Manchester.

Organização:

Cada Sócio paga uma taxa anual de £ 10 para o clube (£ 3 para crianças). Cada membro tem direito a um único voto nas reuniões,independentemente do valor doado.

O Clube tem um conselho eleito de doze membros, mas ainda não foi escolhido um presidente . Tony Pritcahrd está atuando como presidente até que uma decisão seja tomada.
O Clube tem 7 regras,as quais são:
 “1. O conselho de administração será democraticamente eleito pelos sócios.
2. As decisões serão tomadas mediante o regime de um sócio, um voto.
3. O clube desenvolverá ligações fortes à comunidade local e esforçar-se-á
por ser acessível a todos, sem discriminar ninguém.
4. O clube tudo fará para tornar os preços dos bilhetes o mais acessíveis
possível a um público o mais alargado possível.
5. O clube encorajará a participação dos jovens locais – como jogadores e
adeptos – sempre que possível.
6. O conselho de administração evitará o comercialismo sempre que possível.
7. O clube manterá o estatuto de organização não lucrativa.”

Nas palavras de um dos directores do clube: “O número de sócios alcançou
rapidamente os 3 000 e o clube reuniu 150 000 libras em donativos
particulares por meio de um apelo lançado no seu site. Apesar de pertencer a
uma liga onde a assistência média dos jogos é inferior a 200 pessoas, o
FCUM, com mais de 3 800 sócios, encontra-se na irónica posição de ser o
clube mais rico e popular da sua divisão.”

O clube aceita patrocínios,mas não permite logotipos para serem exibidos nas camisas.O Clube tem como principal patrocinadora Williams BMW Group.
Planos para o futuro :
Em Novembro de 2006 , a Assembléia Geral Ordinária do Clube definiu os planos para os 6 próximos anos : 

 

-Atingir uma média de publico de 5.000 pessoas por jogos em casa até 2009.

-Construir seu próprio estádio com capacidade em torno de 7000 – 10000 até 2012.
-O desenvolvimento de suas próprias instalações até 2009.
-Promoção vitoriosa em três temporadas sucessivas para leva-los a Conferencia Norte até 2009
-Iniciar uma equipe feminina na temporada 2007-2008.

 TÍTULOS:

*  North West Counties Football League Division One

*  Champions 2006-07

*  North West Counties Football League Division Two

*  Champions 2005-06

*  North West Counties Football League Challenge Cup

*  Winners 2006-07

*  Supporters Direct Cup

*  Winners 2006-07

*  BBC North West Sports Awards

*  Newcomer of the Year 2006

 

*Jimmy Davis Memorial Cup

       Winners 2007-2008

 

@ COPYRIGHTS Man United Brazil Blog, 2008

 

 


Ações

Information

Deixe um comentário